CONHEÇA AS PRINCIPAIS OBRIGAÇÕES FISCAIS E CONTÁBEIS DE UMA EMPRESA

CONHEÇA AS PRINCIPAIS OBRIGAÇÕES FISCAIS E CONTÁBEIS DE UMA EMPRESA

• Vamos começar dizendo o que são obrigações fiscais…

E como o próprio nome já diz, as obrigações fiscais se referem ao pagamento de impostos. É de extrema importância que a empresa fique em conformidades com o fisco.

As ações para estar dentro dessas obrigações  são:

Emissão de Notas Fiscais – Empresas de todos os segmentos e portes devem emitir nota fiscal de venda ou prestação de serviços, a única exceção é para o MEI – Micro empreendedor Individual.

Pagamentos de Tributos –  A apuração dos impostos municipais, estaduais e federais devem ser feitas pelo contador, posteriormente, o empresário deve efetuar o pagamento.

Principais obrigações de impostos:  ➢ COFINS, CSLL, ICMS, IRPJ, OUTROS.

• E agora, o que são obrigações contábeis?

No geral, as obrigações contábeis estão lado a lado com as relações fiscais, pois o objetivo do contábil é analisar as notas fiscais para apuração dos impostos e elaborar relatórios importantes da empresa.

Relatórios Importantes do Contábil:

➢ Elaboração do Balanço Patrimonial – Mostra a situação da empresa em tal período (faturamento, propriedades e dívidas).

➢ Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE) – Mostra se houve lucro ou prejuízo na empresa, através das atividades financeiras.

Além disso, a contabilidade deve fazer a parte das obrigações acessórias da empresa, como por exemplo: Declarar o recolhimento de impostos através da DEFIS, DASN SIMEI, DIRF, DCTF e a Escrituração Fiscal Digital – EFD por meio do SPED.

➥ Antes de qualquer coisa, é preciso saber que além das principais obrigações fiscais e contábeis, as empresas ainda precisam cuidar de todas as questões previdenciárias e trabalhistas. Caso isso não for feito, o estabelecimento pode correr sérios riscos frente a uma fiscalização.

Nos tempos de hoje, a contabilidade digital é um grande aliado no cumprimento das obrigações, os recursos oferecidos por esse serviço permitem a otimização do tempo, organização documental e, sobretudo, a consulta dos registros quando necessário.

Com essa tecnologia, o departamento não perde o envio dos documentos, isso porque o próprio sistema emite avisos de que já está na hora de organizar as principais obrigações fiscais e contábeis dentro do período.

A organização da parte documental de uma empresa é de muita importância para que o negócio flua sem problemas que podem tirar o sono do administrador.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *